Projetos cofinanciados pela EU
Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos energéticos
Com a construção desta infraestrutura de saneamento doméstico, concretiza-se a ligação alta/baixa, já que a recolha e transporte, em baixa, será efetuada pelos SMA (enquanto entidade gestora da rede) e a alta (ligação à ETAR) pela ADLVT. Trata-se de uma melhoria significativa da qualidade de vida das populações.
Por outro lado, a construção da rede de saneamento objeto da presente candidatura permitirá melhorar a qualidade ambiental, favorecendo o uso sem restrições e uma melhor qualidade da água em zonas balneares.
Serão desenvolvidas no sistema de Chiqueda, 3 ações distintas, a saber:
- Construção de um reservatório em Carris e o troço de ligação entre a adutora emalta e o reservatório. De notar que este ponto não estava previsto no acordo inicial, mas com a deslocação do adutor emalta para as proximidades deste local é possível ser efetuada a ligação sem quaisquer acréscimos de custos energéticos.
- Construção dos troços de ligação entre o adutor emalta e os reservatórios da Gafa e Maiorga (também um ponto de entrega inexistente mas, com a construção deste troços, será possível abastecer em alta sem custos adicionais de energia.
- Para que se conclua o fecho do sistema de abastecimento de água a partir de Chiqueda é indispensável remodelar uma das elevações mais importantes o adutor/distribuidor para Moleanos, pois, além de não permitir elevar o caudal necessário para toda a rede, as elevadas pressões provocam muitas roturas, com as consequentes paragens no fornecimento de água, infiltrações de detritos na água potável, elevadas perdas de água e gastos de energia muito elevados. Esta alteração é muito importante para o bom funcionamento do sistema.
A construção destas obras irá permitir um melhor funcionamento dos subsistemas de Chiqueda reduzindo as perdas e o consumo de energia e permitindo melhor desempenho no fornecimento às populações.
A construção da rede águas residuais permitirá melhor qualidade da massa de água da Ribeira de Alfeizerão disponibilizando o seu uso sem restrições, nomeadamente nas práticas de regadio e melhorará a qualidade da água da zona balnear de S. Martinho do Porto e de Salir do Porto.
A obtenção do cadastro de infraestruturas atualizado para a cobertura total da rede, com informação precisa em termos de localização, caraterísticas técnicas, tipo de instalação, data de instalação e atual estado de conservação, permitirá aos Serviços Municipalizados de Alcobaça, alimentar um Sistema de Informação Geográfica para a gestão e consulta de elementos em tempo real, e construir um modelo representativo do serviço, capaz de simular diferentes cenários em caso de roturas ou falhas na rede, atuando com maior eficácia.
- pdf
Cadastro das Infraestruturas de Abastecimento de Água (AA) e Saneamento de Águas Residuais (SAR) em Baixa - Ficha 2
- pdf
Cadastro das Infraestruturas de Abastecimento de Água (AA) e Saneamento de Águas Residuais (SAR) em Baixa - Ficha 1